top of page

Mediação em tempos de corona vírus


Em decorrência da pandemia do Corona vírus e da paralisação das atividades, logo surgirão discussões contratuais das mais variadas sobre inadimplência, desemprego, recuperações judiciais, etc.. Isso dará origem a um aumento das demandas judiciais e, como é de se prever, o Judiciário não estará preparado para absorvê-las. Nessas circunstancias o caminho viável será a negociação.


O brasileiro está acostumado à cultura da litigância que sempre o submete a uma solução impositiva do Poder Judiciário quando esta poderia muito bem ser obtida consensualmente entre as partes. Assim, é urgente substituir o impulso da beligerância pelo entendimento entre as partes, o que exige tempo porque sempre traz certa insegurança quando se trata de transformações sociais.


Nos Estados Unidos o Juiz obriga a que as partes, antes do inicio do processo, recorram a um escritório de mediação, somente voltando ao Poder Judiciário se não obtiverem um acordo amigável. Na Argentina e em outros países as partes representadas por seus advogados devem procurar um mediador para tentar uma composição.


As partes não são obrigadas a chegarem a um acordo, mas devem passar pelo procedimento da mediação ou da conciliação. O resultado é a redução do volume e do tempo das demandas, deixando ao Poder Judiciário os casos de maior complexidade que por lei não podem ser mediados a exemplo dos crimes mais graves.


50 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Agilizando os processos judiciais!

É um costume de nossa sociedade sempre buscar no Poder Judiciário as garantias para os seus direitos quando estes estão sendo ameaçados. Naturalmente, quando isto ocorre espera- se que o processo judi

Participando da mediação

Ao optarmos pela mediação devemos nos lembrar de que estamos entrando num processo de entendimento, onde alguns aspectos que impactam no seu resultado devem ser observados, como por exemplo: Não nos f

bottom of page